Da decoração à divisória de ambientes, o biombo se tornou peça essencial no design de interiores. Sua origem foi dada na China. Inicialmente, era produzido com material leve como seda ou bambu e seu objetivo era impedir que o noivo visse a noiva, ou permitir que as moças olhassem a rua sem serem percebidas.
Com o tempo e a mudança das coisas e tendências, essa peça também passou por uma repaginação e atualmente se tornou uma opção excelente para usar em diversos ambientes, podendo ser parte da decoração ou até mesmo usada como divisória.
Como de costume no mundo da arquitetura e design de interiores, você irá precisar de uma pitada extra de criatividade para realizar as melhores criações. Nós queremos te ajudar!
Biombos como divisória de ambientes
Esta é uma das formas mais escolhidas de se usar o biombo, principalmente em ambientes muito grandes, como salas e quartos, ou imóveis que possuem poucas paredes, como lofts e studios. São excelentes não apenas para dividir, mas também para dar uma privacidade maior a alguma área específica.
A principal vantagem desse tipo de uso é que você separará os ambientes de forma fácil e muito mais barata se comparada a construção de uma parede. Além disso, você pode optar por um biombo vazado ou mais baixo, o que permitirá a passagem de luz e ar.
Você pode utilizar as peças para separar a cozinha americana da sala, ou caso o escritório fique no quarto, dividir a área e garantir que a pessoa não fique pensando no trabalho na hora de dormir. O acessório pode garantir ainda a criação de um ambiente novo, mesmo que pequeno, como um espaço para leitura ou até mesmo de troca de roupas.
Veja a seguir algumas formas de utilizar os biombos como divisória.
Criar um novo ambiente ou corredor
Os biombos podem dar a sensação de que existe um corredor ou um ambiente novo sem a necessidade de construir um.
Por exemplo, caso você não possua um hall de entrada ou uma área de entrada muito “aberta”, um biombo pode ser uma excelente opção para delimitar a área e criar a sensação de um corredor novo.
Aplicado em ambientes externos
Os biombos também são excelentes divisórias para jardins e varandas, e as opções de aplicação são variadas: é possível separar locais onde se quer mais privacidade, como um solarium, ou proteger um determinado local do sol em determinadas horas do dia.
Aplicado como porta de correr
Esta é uma opção interessante de uso do biombo, é ideal para locais onde é necessário controlar o acesso, fazendo-o mais ou menos reservado.
Biombos como decoração
Quando se fala em adicionar um biombo para decorar, as opções também são infinitas, pois a peça é extremamente versátil. Mais à frente apresentaremos a você alguns modelos e estilos de biombos, certamente terá em mãos um bom material para se inspirar.
Antes, confira algumas ideias de como colocar os biombos na decoração:
Como elemento de destaque
Neste caso, o biombo se torna o elemento decorativo destacado. A vantagem aqui é que não é necessário mudar a cor das paredes, assim, você consegue uma grande transformação alterando detalhes menores.
Você pode, por exemplo, utilizar um biombo claro para trazer um ponto de luz em um ambiente escuro e vice-versa.
Ampliar ambientes
Ao contrário da divisão de ambientes, aqui a premissa é ampliar. Neste caso, o recomendado é usar um biombo espelhado, que oferece sensação de amplitude, ou um biombo que seja da mesma cor ou tonalidade do ambiente para não contrastar muito com o restante do local.
Como substituto da cortina
Outra utilização bastante interessante para o biombo decorativo é como um substituto de uma cortina. Quando utilizados dessa forma, eles são posicionados em frente a uma janela de forma que diminuam a claridade.
Como cabeceira de cama
Aplicar um biombo como cabeceira é uma ideia pouco comum, mas que definitivamente deixa qualquer quarto diferente. Você pode fixá-lo na parede, deixando-o parecido com um painel, ou deixá-lo móvel, inclusive com as placas levemente dobradas.
Quando foi que você imaginou tantas opções apenas com biombos? As ideias são incríveis e prometem deixar os ambientes divididos com classe e decorados com criatividade e sofisticação.
Agora que você já sabe como trabalhar o biombo em seus projetos, vamos apresentar a você alguns modelos incríveis.
Modelos de biombos para se inspirar
Colors Organic
Esta peça foi desenhada com referência à ordem natural. Possui sobreposição de elementos que dão leveza e sofisticação. Você pode usar cores diferentes em um só projeto ou investir em uma cor única conforme o gosto do seu cliente.
Três ideias de aplicação desse modelo são para:
- Dividir ambientes como salas e cozinhas,
- Decorar fundos de vitrines de lojas,
- Decorar parapeitos e escadas.
O modelo Colors Organic tem fácil aplicação, através de painéis. São produzidos com até 80% de material reciclado e possuem MDF em sua composição.
Modelo Swell
Sofisticação é o sobrenome do modelo Swell. Ele foi projetado para ampliar linhas, sem muita retidão, gerando a sensação de movimento.
Se quer ideias para usar esse modelo, aqui vão algumas:
- Divisão de ambientes, em especial os mais sofisticados;
- Cabeceira de cama;
- Biombo articulado para tapar entradas;
- Decoração em vitrines.
Além de ser customizável, tem fácil aplicação e material de qualidade.
Modelo Imperial
Este modelo atende quem é atraído pelo clássico, já que simboliza as antigas divisões de tijolos vazados. Seu material é 80% reciclável, ele ainda tem aplicação fácil e pode ser adequado para qualquer tamanho, cobrindo todo o espaço desejado.
São diversas as suas aplicações, veja alguns exemplos:
- Divisória entre hall e saguão;
- Cenário ao meio da sala de jantar;
- Forro em paredes que ficam atrás de balcões, em especial recepções.
Modelo Mandala
Como o nome já diz, este modelo é composto por Mandala, garantindo personalização e individualidade. Atende espaços que buscam um design mais original, com um toque místico e atrativo.
Entre as ideias de aplicação desse modelo, estão:
- Aplicação nos vãos que dividem ambientes, como janelas;
- Divisão entre ambientes e escadas;
- Painel atrás de aparadores ou poltronas;
- Separação de corredor no quarto que dê acesso ao banheiro;
- Porta de correr para corredores.
Modelo Dock
Aqui está estilo e sofisticação. Isso porque o modelo Dock foi projetado com referência no estilo psicodélico, usando linhas firmes e retas em sua composição. É um excelente modelo para ambientes que querem fugir do padrão.
Veja algumas ideias de aplicação:
- Em cima de bancadas, para decorar ambientes;
- Entre a parede e a mesa de escritório;
- Como painel para TV e rack;
- Divisória de ambientes como sala, cozinha, hall, recepção;
- Acabamento de vãos e aberturas.
O modelo pode ainda ser usado como porta de correr ou adaptado para articulado, assim é possível deixá-lo móvel para decoração de entradas.
Modelo Spit
O modelo Spit é um tanto diferente e é exatamente isso que o torna especial. É um modelo composto por figuras geométricas, que permite um excelente aproveitamento das cores, de acordo com a composição do local onde será aplicado.
Seguem algumas ideias:
- Revestimento de parede e teto em quartos, salas e outras peças;
- Composição entre paredes, deixando mais atraente;
- Revestimento de teto em quarto infantil;
- Divisória de ambiente em jardim de inverno.
Azul, branco, marrom e amarelo são algumas das possibilidades de cores que esse modelo de biombo oferece para divisória ou decoração de ambiente.
Modelo Bubbles
O modelo Bubbles é exatamente o que o nome sugere. Uma composição de bolas em tamanhos diferentes. Foi projetado para não ser uniforme e trazer um conceito mais descontraído.
Pode ser usado como:
- Divisória de ambientes;
- Revestimento de paredes;
- Borda de espelhos;
- Cabeceira de cama;
- Divisor de espaço entre banheiro feminino e masculino;
- Decoração sobre bancadas.
Modelo Cobogó
Talvez um dos mais conhecidos, o modelo Cobogó traz delicadeza e suavidade. Geralmente é utilizado em ambientes mais delicados.
Seguem algumas de nossas sugestões:
- Revestir parede chegando ao teto em quartos;
- Fundo de jardim de inverno;
- Porta de correr em salas, hall, escritórios e outros;
- Painel decorativo atrás de aparadores ou poltronas;
- Parede de quartos, com fitas de led para dar ainda mais classe;
- Porta de correr para dividir sala de sacada.
Modelo Shuffle
Entre os modelos de biombo para divisória ou decoração existe o Shuffle. Ele representa a desordem natural, com uma camada de desenhos sobrepondo a outra, sem padrão.
Pode ser usado em ambientes que pedem sofisticação e conceito, atraindo os olhares de todos que passarem por ele.
Algumas aplicações são:
- Divisão de escada;
- Costas do sofá, dividindo sala de TV e sala de jantar;
- Proteção de cama beliche;
- Decoração de bistrô.
E se você procura fornecedores de biombo para decoração ou para divisória, a Mentha pode te ajudar. Uma empresa séria, com anos de mercado e peças de qualidade para o seu projeto. Conheça agora mesmo e comprove a versatilidade das produções!