Conheça mais dos biombos: Solução em arquitetura e decoração
Você já deve ter ouvido falar nos biombos, certo? Mas será que você já conhece de perto a infinidade de funcionalidades desse item quase que indispensável em projetos criativos e o quanto ele pode auxiliar nas suas necessidades do dia-a-dia?
Hoje vamos te contar um pouco mais sobre os biombos e toda a sua versatilidade, confira!
De onde veio o biombo?
Os biombos surgiram na China em meados dos séculos 17 e 18 com seus desenhos de paisagens e flores e aos poucos foram ganhando texturas e cores que trouxeram toques de requinte e personalidade típicos da cultura oriental às funcionalidades principais conferidas aos itens na época: Proteção, privacidade e divisão de espaços.
Por conta das diversas possibilidades em utilização e praticidade do biombo, o item foi rapidamente ganhando espaço não só no mercado asiático como um todo, mas também no mercado europeu, sendo utilizado até hoje nas mais variadas culturas.
Qual a principal utilidade dos biombos?
Uma das principais utilizações do biombo era a proteção contra os ventos e ainda garantir a privacidade para troca de roupas dentro dos quartos, por exemplo.
Atualmente ambas formas de utilização seguem em uso, porém além dessas funcionalidades o biombo vem ganhando cada vez mais espaço como item decorativo nos projetos de interiores.
Com o passar do tempo e evolução do mercado em materiais, tamanhos, cores, texturas e desenhos, os biombos tem apresentado cada vez mais utilidades ao mesmo tempo em que deixa de ser majoritariamente divisória de ambientes:
- Torna-se peça chave nas composições de ambientes com personalidade e design;
- É ótimo aliado nas soluções criativas para problemas estéticos – como tirar o foco de itens ou detalhes não tão atraentes num espaço destinado à clientes, por exemplo.
O biombo como item decorativo
Apesar de ter mais funcionalidades atualmente, não demorou muito para que o biombo ganhasse destaque como item decorativo (ainda que essa não fosse sua principal característica).
Não é à toa que em meados de 1910 os biombos chineses se tornaram um dos itens favoritos em decoração da Coco Chanel, que chegou a possuir mais de 30 biombos em sua casa.Os itens eram utilizados por toda a parte escondendo as portas de saída, como divisórias e até mesmo fragmentados enquanto enfeites pelos ambientes.
Como comentamos, com o passar dos anos e aperfeiçoamento de tecnologias e materiais, hoje possuímos diversas outras formas e texturas de biombos no mercado, que se adaptam aos mais diversos tipos de decoração e necessidades, sejam em ambientes grandes ou pequenos; residenciais ou corporativos.
Cada vez mais podemos perceber a utilização de biombos para extensão de ambientes, colaborando para um design atual e cheio de personalidade, além da possibilidade de usar os itens para “esconder” condensadores de ar condicionado em locais como salas de consulta ou até mesmo em salas de visita.
O biombo de fato é um dos itens mais versáteis e funcionais no mundo do design e decor e nós da Mentha possuímos diversos modelos que variam entre estilos e cores únicas que com certeza trarão ainda mais originalidade para o seu espaço. Conheça!