Notícias

Podcast de arquitetura: o que é, como funciona e seu crescente mercado

Conheça melhor o universo do podcast e descubra o potencial do podcast de arquitetura. Aproveite para conhecer um bom programa para quem curte a área.

Você com certeza conhece alguém ou é o tipo de pessoa que gosta de escutar um podcast enquanto vai para o trabalho, faz uma corrida ou relaxa em outros momentos do dia, e não é para menos, afinal, existem podcasts para todos os gostos possíveis e impossíveis.

No seu início, os podcasts eram fortemente associados ao público que se interessava por tecnologia, devido às temáticas e pela dificuldade de consumo, mas nos últimos três anos, o segmento vem ficando cada vez mais popular entre os brasileiros.

Você sabia que existem ótimos podcasts de arquitetura?

Acompanhe a história do formato e saiba mais sobre o podcast de arquitetura.

O que é exatamente um podcast e por que tem crescido tanto nos últimos anos?

Primeiro, vamos decifrar a palavra “podcast”, que vem da junção da palavra Ipod (aquele dispositivo da Apple) e Broadcast (que é a transmissão de informações por rádio ou TV), ou seja, o podcast nada mais é do que um programa de rádio, mas com uma vantagem enorme: o conteúdo é completamente sob demanda, você pode ouvir o que quiser e quando quiser.

E o crescimento do consumo desse tipo de conteúdo não é à toa.

A primeira explicação é que escutar um podcast é muito simples, basta baixar um dos aplicativos ou mesmo escutar via web, as opções são inúmeras, pagos ou gratuitos, sendo mais conhecidos o Spotify, Google Podcasts, Deezer, SoundCloud, Apple Podcasts, PocketCast, Castbox, etc.

Com a pandemia do Coronavírus, o consumo de podcasts também foi impulsionado, registrando um aumento de mais de 150%. O formato tem representado, cada vez mais, a forma como as pessoas passam o tempo, seja para se distrair, informar ou se aprimorar em qualquer tema.

Além disso, uma das principais comodidades é o fácil acesso à informação, o que faz com que cada vez mais pessoas prefiram ouvir Podcasts ao invés de assistir vídeos, ler artigos ou escutar programas de rádio.

A qualidade do conteúdo também deve ser citada como um dos motivos desse crescimento. Cada vez mais conteúdos ricos relacionados aos mais diversos assuntos são trabalhados neste formato, atraindo os olhos e ouvidos de todos.

Podcast de arquitetura

As mídias e tecnologias vêm revolucionando o mundo da produção de conteúdo nos mais diferentes nichos, e quando se trata de arquitetura não é diferente. Ampliar a discussão sobre o tema é essencial e nada mais é tão “mão na roda” do que escutar um conteúdo em qualquer lugar e a qualquer hora sem necessariamente precisar recorrer a livros ou outros tipos de materiais, afinal, o conteúdo está na palma da sua mão e costuma ser de excelente qualidade.

Atualmente, existem diversos podcasts que abordam o tema de arquitetura e design de interiores, e o podcast Arquicast é um deles. O Arquicast é feito por arquitetos com o intuito de disseminar e ampliar a discussão e debates sobre o universo da arquitetura e urbanismo.

E não pense que o conteúdo é só para estudantes e profissionais da área, muitas pessoas se interessam pelo tema, e podem desfrutar de ótimos insights e conhecer melhor esse fascinante universo.

Arquicast & Mentha

Não tem como falar de arquitetura de interiores sem falar da Mentha Painéis. E o episódio Arquicast Tecnologia 003 contou com a presença de Piero Cerdeira, sócio proprietário da Mentha para falar sobre o processo de fabricação, possibilidades de aplicação para o mercado de arquitetura e características, e valores dos painéis decorativos como produto.

Durante o episódio, os grandes protagonistas foram os painéis e como acontece o processo de fabricação, afinal, eles são um diferencial no mercado hoje em dia, fabricados misturando tecnologia e processos artesanais e com a grande vantagem de serem feitos sob medida para cada ambiente, dando ao arquiteto e ao cliente grande liberdade nas possibilidades de aplicação, o que faz deles um produto super versátil e interessante.

De acordo com Piero, a organização da empresa, tanto como marca como serviço, foi importante para a construção de valores e proposta:

“… o segredo da Mentha, desde o começo, não é a tecnologia, mas a organização. Porque desde o começo a empresa tem essa proposta, a gente já nasceu com essa proposta, isso está no nosso DNA, no DNA da empresa. Então, a gente trouxe essa proposta de customizar e se organizar, lógico, ainda estamos aprendendo, estamos evoluindo com o tempo, mas hoje já temos a maturidade para conseguir aplicar essa fórmula que parece complicada, mas que, para nós, não é. Nós criamos essa expertise, esse know how com o tempo”.

Outro diferencial da marca, também é toda a estrutura que a empresa oferece para os seus clientes, sejam eles arquitetos ou consumidores finais. A gente acompanha todo o processo de instalação, temos uma organização e uma estrutura voltada para atender o cliente. […] Além de toda a estrutura de apoio, desde orçamento até a execução com projetos para auxiliar em detalhes técnicos e durante a execução da obra, a gente tem uma linha de contato com o instalador para ter certeza de que o sonho do cliente está sendo entregue.”

Acompanhe todo o programa e entenda como a produção industrial pode estar associada à capacidade de customização típica de processos mais artesanais para atender ao crescente mercado de profissionais cada vez mais criativos e exigentes quanto à qualidade e diferenciação de painéis decorativos.

Ficou curioso(a)? Então escute o episódio na íntegra e saiba mais sobre o universo da Mentha e os painéis decorativos!