Blog

Simetria e harmonia na decoração: dicas imperdíveis

Usar a criatividade em seus projetos de decoração é sempre uma boa ideia, porém, é também necessário ter alguns cuidados para evitar que o ambiente fique visualmente sobrecarregado e pesado.

Para ter um ambiente bonito não basta colocar juntos objetos e móveis, mas é importante pensar no espaço como um todo, é preciso focar na simetria e na harmonia da decoração.

Falar em simetria e harmonia na decoração, é falar sobre o equilíbrio das combinações e proporções do ambiente.

Como saber se você está indo no caminho certo da simetria e da harmonia? Explicaremos melhor a ideia ao longo deste artigo. Acompanhe.

Dicas para simetria e harmonia na decoração

Antes de dar dicas, é importante saber diferenciar o conceito de simetria e harmonia.

A simetria é a correspondência exata de tamanhos, formas e posição. No décor, compor um espaço simétrico dá a sensação de relaxamento e harmonia. Já a harmonia é um conjunto de cores, tamanhos e formas que ornam entre si.

Como você pode perceber, apesar de serem diferentes, elas andam lado a lado na hora de montar um ambiente.

Ponto focal

A primeira dica para criar uma decoração simétrica é determinar o ponto focal do ambiente e, a partir dele, construir o restante. O seu ponto focal pode ser qualquer coisa. Por exemplo, em uma sala de estar pode ser uma lareira ou uma TV, já no dormitório pode ser uma cama e por aí vai.

Organização dos móveis e objetos

Enquanto você organiza os móveis para fora do ponto focal, concentre-se no equilíbrio. Por exemplo, se você colocou uma mesa de cabeceira em um lado da cama, você deve colocar uma mesa de cabeceira no outro lado também.

Outra dica aqui é ter móveis e objetos em dupla para facilitar a montagem na decoração simétrica, porém, não é uma regra absoluta, afinal, é preciso ter cuidado para que o espaço não fique monótono.

Curvas

Ao contrário do que muitos pensam, é possível criar um ambiente simétrico adicionando peças assimétricas. Inclusive, a inserção de alguns móveis e objetos no formato circular ou curvilíneo pode ajudar o ambiente a ficar mais leve e quebrar um pouco da rigidez que os móveis e objetos retos acabam causando. O ponto é manter o equilíbrio!

Deixe a régua de lado

O importante é saber que, enquanto você estiver montando uma decoração, você deve aplicar aquilo que faz mais sentido para você, não é utilizando uma régua que vai ficar tudo perfeito, por isso, deixe o seu olhar te guiar.

Estilo

Para deixar um ambiente harmonioso, o conceito deve estar bem definido, assim os móveis e os objetos decorativos ficam alinhados com o estilo escolhido. Por exemplo, se você optou por um décor mais moderno, evite peças que não casem com o ambiente como um todo e dê preferência para móveis e objetos com linhas retas e mais minimalistas.

Cores

Outro fator que implica na harmonia do ambiente são as cores e tonalidades escolhidas. A dica aqui é evitar as tonalidades opostas, mas se você achar que o ambiente fica muito sem graça, você pode adicionar uma cor contraste, sempre com parcimônia, é claro. Lembre-se, você pode sempre consultar o círculo cromático em caso de dúvida.

Outra dica é dar preferência por tons mais neutros para compor o ambiente, já que são cores que combinam com quase tudo e são muito elegantes. Mas, claro, tudo depende da sensação que você quer passar naquele ambiente.

Como construir um ambiente simétrico e harmônico com os produtos Mentha?

Um painel decorativo pode sim se encaixar e harmonizar em um décor mais simétrico. Eles podem ser usados como contraste no ambiente para que o resultado não fique monótono ou também como um elemento que trabalhe ainda mais a simetria do espaço. As dicas passadas acima vão te ajudar a escolher a melhor combinação.

E o que não faltam são modelos de painéis decorativos no catálogo da Mentha, de diversas formas e materiais (desde MDF até madeira de demolição) que podem deixar a sua casa ou o seu projeto incrível. Venha fazer um orçamento com a gente. O time Mentha está à disposição para te apresentar as sugestões de painéis da coleção!